Blog
  • Carro sustentável: 5 tecnologias para ajudar o meio ambiente

    21/07/2016

    O uso responsável dos recursos é um dos grandes desafios impostos para as sociedades do século XXI. Diversas alternativas que visam proteger a natureza dos impactos promovidos pelo homem se expandiram para o mercado automotivo, que tem criado diversas alternativas e soluções para evitar agressões ao meio ambiente. Confira neste post algumas tecnologias empregadas num carro sustentável e que têm contribuído para melhorar o mundo que vivemos.

    O uso do petróleo

    A dependência do petróleo no século XX incentivou, e muito, o uso desse recurso energético nos automóveis. E não é apenas para encher o tanque. Diversos acessórios são derivados do petróleo, dos plásticos dos retrovisores e painéis à borracha dos pneus. Porém, a quantidade de poluentes emitidos por mais de 1 bilhão de automóveis no planeta impactam de forma significativa na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

    Carros híbridos

    Os sistemas de recuperação de energia têm recebido inúmeros aprimoramentos das indústrias automotivas nas últimas décadas. Os carros híbridos, ou seja, que rodam com motores a explosão e motores elétricos em conjunto, por exemplo, são empregados na Fórmula 1 desde a década passada.

    Aos poucos esses sistemas têm aparecido em diversos modelos pelo mundo. A cada frenagem, há um sistema que recupera e armazena a força gerada pela frenagem. Essa força do motor elétrico pode ser utilizada para possibilitar que o automóvel economize combustível. O motor a combustão atua para dar mais potência ao motor do veículo quando esse for exigido.

    Carros elétricos

    A diferença dos carros elétricos para os carros híbridos é que o motor elétrico dá a força necessária para o automóvel se locomover. Já pensou em recarregar o motor de seu veículo na tomada da garagem em apenas 12 horas? Isto é realidade em vários locais pelo mundo. Alguns países disponibilizam carros elétricos para aluguel e aos poucos esta novidade tem aparecido no Brasil em cidades como São Paulo, Curitiba e Campinas.

    Lâmpadas led

    As antigas lâmpadas halógenas, que dominaram o mercado por muitos anos, geram muito calor para produzir a luz necessária para iluminar. Consequentemente, sua vida útil é menor do que poderia ser. Atualmente, as lâmpadas de led têm sido utilizadas em muitos modelos. Além de mais potentes e de iluminar o caminho com maior intensidade, possuem uma durabilidade de aproximadamente 100 mil horas e precisam de menos energia para funcionar, exigindo menos da bateria do veículo.

    Lavagem ecológica

    A crise hídrica que parte do Brasil enfrentou nos últimos anos fez com que milhares de condutores repensassem na hora de levar seus carros para lavar. Para economizar água, diversos tipos de lavagens ecológicas apareceram no mercado e fizeram empresas especializadas crescerem e mostrarem seus serviços.

    A base para a higienização dos veículos são produtos de limpeza que se dissolvem rapidamente na natureza aplicados com panos e esponjas específicas. O uso de água é mínimo e, em muitos casos, inexistente. É uma ótima forma de contribuir para a economia de água no planeta. Aos poucos, o valor desse tipo de limpeza tem diminuído, aproximando essa inovação do condutor.

    Gostou dessas dicas? Já pensou em adotar algumas dessas medidas para o seu dia a dia? Deixe seu comentário em nossa página do Facebook!

    Leia mais:

    O que é melhor: comprar um carro novo ou usado?

    Quando é hora de trocar de carro?

    O que é preciso para comprar meu primeiro carro?

Ultímas Notícias

Veja também

Acessórios Produtos originais para o seu Toyota
Serviços Agende seu atendimento e facilite sua vida
Contato Entre em contato conosco.