Blog
  • Como cuidar do seu primeiro carro

    07/12/2016

    Como cuidar do seu primeiro carro

    Comprar o primeiro carro é sempre uma grande conquista. Mas, junto com a alegria, também vem uma série de responsabilidades com o seu novo veículo. Para te ajudar a evitar qualquer dor de cabeça, preparamos o post de hoje com algumas informações importantes que você precisa saber antes de sair dirigindo por aí. Confira!

    Fique de olho na garantia

    Uma das primeiras coisas que você deve fazer é estudar o manual do proprietário. É nele que você vai encontrar as principais recomendações do fabricante sobre o veículo que você adquiriu — e é no manual também que você encontra todas as informações sobre a garantia do seu carro novo.

    Por isso, fique atento: utilizar peças não recomendadas pode resultar na perda da garantia. Antes de trocar o som ou as rodas e instalar um alarme diferente, verifique se as novas peças seguem as recomendações do fabricante e se a empresa que irá realizar a instalação é autorizada. Perder a garantia do carro é um risco que ninguém deve correr.

    Não esqueça a revisão

    Fique sempre de olho nas datas das revisões obrigatórias que são indicadas pela empresa fabricante. Além disso, caso o seu primeiro carro seja um usado, é importante revisar todos os detalhes. Freios, suspensão, motor, parte elétrica, rodas, óleo e correias merecem uma atenção especial. Procure um mecânico de confiança e faça um check-up geral, além de manter a revisão frequente de acordo com as recomendações da montadora.

    Não abra mão dos itens obrigatórios

    Os veículos têm uma lista de equipamentos obrigatórios que você deve verificar e garantir que estejam sempre no carro. Entre eles, estão o estepe, a chave de roda, o triângulo de sinalização e o macaco. A ausência pode resultar em multa, além de muita dor de cabeça caso você tenha algum problema nas ruas.

    A legislação que obriga o uso de extintor está passando alterações e o item não será mais obrigatório. Porém, caso queira manter um no seu veículo, fique sempre de olho na data de validade.

    Não deixe a água secar

    O motor do seu carro precisa de água e um aditivo recomendado pela montadora, que deve ser trocado segundo as recomendações do modelo. Lembre-se de sempre realizar a verificação com o motor frio. Complete sempre que estiver abaixo do nível e, em caso de queda acentuada no volume, verifique se existem vazamentos no reservatório.

    Tenha um cuidado especial com o óleo

    Para checar o óleo do motor, estacione em um local plano e nunca faça a verificação com o motor quente. Se a marcação na vareta estiver abaixo do indicado, complete com o lubrificante ideal para o seu modelo. E lembre-se: a troca do óleo é muito importante e deve seguir as recomendações do fabricante, geralmente entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.

    Cuidado com o ar condicionado

    Uma dúvida de quem está começando a dirigir é saber se andar com o ar condicionado ligado consome mais combustível. A resposta é sim: o carro gasta cerca de 20% a mais de combustível com o ar condicionado. Por isso, se quiser economizar, evite o uso do sistema sempre que puder. Mas lembre-se: ele deve ser utilizado ao menos uma vez por semana, inclusive nos dias frios, pra manter o sistema em bom funcionamento.

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados que deve ter com o seu primeiro carro, já pode sair dirigindo por aí com mais tranquilidade.

Ultímas Notícias

Veja também

Acessórios Produtos originais para o seu Toyota
Serviços Agende seu atendimento e facilite sua vida
Contato Entre em contato conosco.