Blog
  • Planejamento financeiro: 5 passos para comprar o carro dos sonhos

    11/01/2017

    Vivemos em um mundo em que as opções são muitas e as possibilidades de alcançá-las são maiores ainda. Acredite: se você já definiu que caminho seguir, o que quer, qual sonho deseja alcançar, metade do trabalho já está sendo resolvido. Nesse caso, se o objetivo é adquirir o carro dos sonhos, a forma para obtê-lo é investir em um eficiente planejamento financeiro.

    Contudo, para constituir esse planejamento é importante atentar para os detalhes à parte, e não somente para o macro, o todo. Até porque é muito mais difícil aumentar a renda para ter uma sobra que garanta sua conquista do que cortar o que não faz falta. Assim, veja como fazer um planejamento financeiro factível e que possa dar meios possíveis para obter o seu veículo.

    1. Mapeie os gastos

    Não é nada fácil fazer uma poupança considerável se não souber onde o seu dinheiro está sendo empregado. Cada real gasto deve ser monitorado atentamente, para que o seu valor seja revertido ao sonho que deseja adquirir. O ideal para realizar esse monitoramento é anotar como foi gasto. Esse é um trabalho exaustivo; no entanto, para não perder dinheiro, seja um pouco metódica.

    2. Evite crédito

    Não gaste o que não tem. Utilizar cartões de crédito ou cheques especiais é viver no campo da ilusão, já que acredita ter algo que, na realidade, não possui. Se não há o dinheiro para determinada compra, não haverá o gasto. Nenhum crédito é de graça, e as instituições financeiras as concedem para que futuramente os juros possam ser obtidos. Um planejamento financeiro que se preze não baixa a guarda, não deixa que a ilusão domine o contexto.

    3. Compre com qualidade

    Obviamente, não é possível abdicar de comprar, isso faz parte do sistema em que vivemos, mas nada impede que as compras sejam relevantes. Ao realizá-las, que façam sentido para o seu cotidiano, e não que sejam obstáculo para a compra do seu carro dos sonhos. Por que ter um aparelho celular de R$ 4 mil se um de R$ 800 resolve os seus problemas?  

    4. Pesquise

    Não compre o primeiro veículo que aparecer, tenha calma, veja e reveja as diversas opções. É muito importante ter um comparativo de preços, principalmente conforme o ano e o modelo de fabricação dele. Muitas vezes, não é um carro zero quilômetro que satisfará sua vontade e seu bolso, mas um seminovo com as mesmas características.

    5. Dê uma entrada

    Nesse ponto, você saberá qual o motivo de realizar corretamente os três primeiros tópicos. Com eles sendo feitos à risca, terá dinheiro para dar uma excelente entrada e, assim, amortizar bem as sucessivas parcelas que terá que pagar, caso realize um financiamento. A entrada é a forma mais eficiente de mostrar ao vendedor que a sua negociação é séria e que a vontade de obter o veículo é concreta.

    Um sonho conquistado não tem preço, nem simbólico nem sentimental, por isso faça o possível para não perdê-lo. No caso de um veículo, tenha um seguro que garanta não apenas o reembolso — se for furtado — como a sua segurança e a de terceiros.

Ultímas Notícias

Veja também

Acessórios Produtos originais para o seu Toyota
Serviços Agende seu atendimento e facilite sua vida
Contato Entre em contato conosco.